quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Verona!

Portal de entrada da cidade de Verona (observe os Alpes ao fundo!!)




As ruazinhas medievais são explêndidas! Não há como não sonhar e viajar no tempo!





Adorei essa rua e as cores das casas! O verão deixa tudo mais colorido e brilhante!



A feira é movimentada e divertida, pois lá pode-se encontrar frutas, tomates, doces, máscaras, Pinocchios de madeira, chapéus e muito mais coisas!










Há um tempinho atrás, fui assistir ao filme "Cartas para Julieta", com minha sorella Ineza. É um filme romântico que conta a história de uma mulher que reencontra seu amor 50 anos depois. Mas, o que nos fez arrepiar no cinema, foram as imagens das paisagens italianas! As paisagens de Verona são lindas! Ruazinhas medievais, sobradinhos de pedras, cantinhos mágicos, além da Casa de Giulietta, que é linda e romântica, com seu balcão guardador dos segredos de Romeo e sua amada. O filme mostra também muitas paisagens dos campos da Toscana (Siena), e mais uma vez, eu e minha sorella, sentimos falta de ar e choramos de saudades do verão italiano. Verona foi uma passagem rápida para nós, pois passamos apenas algumas poucas horas por lá. Mas, foi o bastante para ter saudades, querer voltar assim que for possível! Não dá para esquecer... Verona é delicada e feminina... guardiã do amor de Giulietta por Romeo. A arena do anfiteatro nos leva ao passado, ouvindo as vozes das óperas ali exibidas todas as noites. O gosto de Verona está na feirinha de frutas, tomates, nos palácios, nos afrescos das paredes seculares e no céu azul. Eu vivi um dia quente em Verona. Um dia de sol, de gelati, de fotografias e de Alpes ao fundo. Também fiz um pedido, tocando o seio da estátua de bronze de Giulietta ("per un amore"...), além de sonhar com a volta, quem sabe, com mais tempo para ficar, explorar, conhecer e ser feliz!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mil Dias em Veneza

Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu ir à veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos. Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçon se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava um veneziano, que um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista!

Fotos do meu passeio em Veneza!

A visão ainda dentro do barco é maravilhosa! Parece que Veneza flutua na água!






A igreja de San Marco é majestosa, branca e inesquecível!!!




O simples se torna belo, e o belo é indescritível!





Cantinhos escondidos em Veneza! Pode-se encontrar cenas lindas entre um canal e outro!





Quando não estou dando minhas aulas de Caligrafia ou costurando meus bichinhos de pano, com certeza tenho nas mãos um bom livro. Outro dia recebi um email de minha sorella Rosana (amiga querida, companheira de viagens!), onde ela me dava a dica para ler o romance "Mil dias em Veneza", de Marlena de Blasi. Adorei a leitura, além das dicas que a autora dá para quem vai à Veneza e quer conhecer a vida cotidiana de lá, as comidas, os mercados, os moradores... Ela também tem uma lista de lugares apaixonantes "escondidinhos" por lá, pois os restaurantes, cantinas, cafés e até as feiras de frutas e alimentos são lugares ricos em cultura, história e tradições. Com a empolgação do romance vivido por aquelas ruazinhas úmidas e encantadoras, senti uma enorme saudade de Veneza! Deu vontade de fazer as malas, entrar novamente no barco "Marco Polo" e ter de novo aquela visão mágica, ainda de dentro do barco... Quando cheguei da Itália e mostrei as fotografias para meus amigos, a maioria deles fazia a "tradicional" pergunta: " - Veneza tem cheiro de quê?" - Eu, sinceramente, acho que Veneza tem cheiro de maresia, misturado com cheiro de passado, máscaras... dá até para lembrar do cheiro de saudade e um pouco de verão. Uma coisa é certa: em Veneza pode-se sentir TODOS os cheiros de TUDO o que é BOM! Eu me emocionei quando me dei conta de que estava dentro da gôndola, passeando por aqueles canais estreitos e mágicos, onde a música do acordeon se misturava com a brisa. São tantos palácios! Tanta arte misturada com as águas, o povo, a igreja de San Marco... Arte. Veneza é pura ARTE... em cada ponte, em cada janela com flores, em cada sorriso solto e no céu de verão.