segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Saudades da "minha" Firenze...

 Il  David (minha paixão!)

 Il Duomo, vista da janela do hotel

 Il Duomo

 Via Faenza, com il Duomo ao fundo.

Rio Arno e uma de suas pontes maravilhosas!

Quando se conhece um lugar que se sonhou a vida inteira, esse lugar se transforma no melhor lugar do mundo! Para algumas pessoas, o melhor lugar do mundo é uma cidade do interior, ou a casa da avó, ou Paris, Disney, uma chácara, uma escola...
Para mim, meu coração acelera sempre que penso nos dias de sol da Toscana, onde deixei minha alma solta, andando pelas ruas medievais, tomando sorvete (o melhor do mundo!), e onde eu deixei minha esperança de retornar cada vez mais...
Eu amo Firenze por sua história com a Arte, com seu passado com os melhores artistas do mundo, por sua cor de ocre, dourada, doce cor de mel. Tenho saudades de lá todos os dias! Sinto falta de caminhar diariamente, em busca de descobrir novas obras de arte numa ruazinha qualquer, numa piazza qualquer... porque lá, sempre se encontra com a Arte pelas ruas, arte original, preservada e respeitada, sem pixações, sem vandalismo.
Esse meu amor por Firenze cresce porque lá eu deixei meu coração, deixei a minha vontade de voltar, de andar em frente ao Duomo, me sentar nos banquinhos disputados o dia todo por turistas cansados, perdidos entre as ruas que confundem e suas sacolas de compras caindo pelo chão.
Meu lugar predileto em Firenze, é a piazza del Duomo. Minha catedral maravilhosa e gigante! Nessa piazza pode-se ver pessoas do mundo inteiro! É uma Torre de Babel maravilhosa, onde se ouve idiomas diferentes o tempo todo.
E minha piazza favorita me faz chorar todas as vezes que chego por lá, pois eu passo horas sentada num banco, olhando aquela fachada de mármore colorido, olhando aquela altura espetacular do campanário, olhando e imaginando a Firenze da Renascença... Fico imaginando Michelangelo andando por lá... Dante e sua Beatrice... Da Vinci, sisudo, passeando enquanto criava suas obras... E assim, fico aqui, cultivando uma saudade boa, sem dor... porque Firenze é meu refúgio, meu lugar bom, que me faz sentir coisas leves.
Eu poderia dizer que sinto falta de qualquer outro lugar, um que fosse mais perto, talvez... mas, fazer o que?... Amo Firenze por amar... e sonho todos os dias com a oportunidade de voltar o mais rápido que eu puder!
E o melhor de tudo isso, é saber que através de muito trabalho, muita dedicação, produção, estudo e uma grande certeza, essa distância está cada vez menor! E em breve estarei lá, observandi "Il David" novamente, sentada no banco da minha piazza favorita, olhando para a igreja mais linda do mundo! Il Duomo é a igreja que eu mais amo em Firenze, Firenze é a cidade que eu mais amo na Itália, a Itália é o país que eu mais amo depois do Brasil.
E por isso, acalento essa saudade gostosa. Saudade do verão toscano, com gosto de gelato e paixão!