segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Caligrafia Clássica valorizada!

Sabemos que no Brasil, os profissionais da Caligrafia Clássica não são valorizados como deveriam. Mas, apesar dessas e outras, o grupo "Coffe Calligraphic Association" (grupo de uma rede social), reconhece com louvor o trabalho de tantos colegas, que há anos dedicam suas vidas à escrita e aos estudos sobre essa arte tão maravilhosa e tão antiga.
Hoje, pela manhã, fui surpreendida com a notícia de que serei a capa da revista vistual que tem o mesmo nome do grupo! Isso me emocionou, pois há tantos anos venho pesquisando, trabalhando, desenvolvendo técnicas de ensino, para aprimorar cada vez mais calígrafos por esse país!
Sou calígrafa há doze anos, e com esse meu trabalho tenho tentado divulgar o valor dessa arte. Aprendi muito com meu saudoso mestre, Roberto Vilas Boas, que me ensinou a escrita e principalmente a amar a caligrafia. Devo tudo isso a ele!
Tenho desenvolvido técnicas para facilitar o aprendizado dos meus alunos, além de levar a Caligrafia para outras partes do Brasil. Em Março desse ano, estarei em Recife, ministrando um workshop sobre Letras Góticas, onde os alunos aprenderão as diversas formas desse alfabeto tão clássico e cheio de beleza! Depois que fui à Firenze (Toscana), para aprender a restaurar papéis, documentos e livros antigos, eu comecei a unir as informações do restauro com a técnica da escrita, analisando nesses documentos antigos os tipos de tinta usadas, a base dos papéis e, principalmente, a origem de tudo, a história de tudo.
Estou muito feliz hoje! Por isso, apesar da correria do meu trabalho, passei por aqui para contar a novidade e dividir com vocês essa minha grande realização!

(Na foto, a capa da revista virtual "Coffe Calligraphic Association")