segunda-feira, 22 de outubro de 2012

De volta!


Pronto! Sonho realizado!
Passar esse tempinho em Firenze (Toscana) e fazer meu curso de Restauro de papéis, livros e documentos antigos, foi tudo o que eu poderia querer!!! E isso foi maravilhoso, pois pude conhecer pessoas maravilhosas e lugares encantadores!
Meu curso foi um pouco rápido, mas consegui absorver muitas informações. Minha professora italiana, além de me ensinar com todo seu carinho, se tornou uma amiga muito querida! Estou com saudades das nossas tardes no labroratório, entre documentos lindíssimos que foram resgatados durante nossas aulas! Saudades das caminhadas de volta ao hotel, onde eu e minha querida amiga e professora conversávamos sobre trabalho, arte e "gelati"!!!!
Estar de volta é muito bom, mas ainda estou com aquele sentimento estranho e vazio, que fica no peito, me chamando de volta para aquela cidadezinha linda, com ruas lindas, com todas as oportunidades que eu quero ter...
Aqui no Brasil, ainda não comecei a praticar o restauro, pois estou com muita dificuldade para encontrar os instrumentos e materiais necessários... Mas, tenho pesquisado muito e estou cada vez mais envolvida com essa arte!
Na foto acima, eu estava no laboratório, aprendendo a fazer os retoques (após restaurar o papel da belíssima gravura!). Amei essa técnica, onde o pincel com minúsculos fios desliza pela estampa, recuperando traços finíssimos!
É isso, amores! Estou de volta, ainda sonhando com minhas aulas na Toscana! Ainda sentindo o cheiro de manjericão, de vinho Chianti e de azeite puro! Saudades das minhas andanças, dos meus novos amigos e da minha Firenze...