terça-feira, 19 de abril de 2011

Paixão pela Dança do ventre!




E, ao som da melodia árabe




onde as dunas de areia e vento brilhante




envolvem meu coração que dança




caminho em passos lentos




envolvida pelo véu que esconde e mostra meu rosto...




Dançando... de novo... sonho do retorno.




E, quase que levitando em movimentos sagrados




voando através do ventre de luz




permaneço em paz, em estado de sonho e realidade.




E a dança permanece




a dança encanta




a dança liberta minha alma,




meus anseios mais profundos.




A bailarina que adormecida havia desaparecido, vai voltando




aos poucos




despertando através da música, do toque ritmado do derbak




do som da voz melodiosa




(voz bonita que faz o sangue dançar)




ferver em passos precisos




marcados pelo véu suave




pela espada forte




pelo sorriso




pela delícia pura de dançar.




E onde está a bailarina?...




Olhe em meus olhos.




Bem ao fundo deles encontra-se um oásis




e lá está a bailarina despertando




retornando




sentindo a pulsação mais forte




arrepios através dos passos.




Aqui estou eu...




Dançando?




Voltando?




Coração acelerado




palco iluminado!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A arte da Caligrafia


Como já disse numa postagem mais antiga, desde 2001 a Caligrafia faz parte da minha vida. Quando iniciei o aprendizado, eu não acreditei que um dia ela seria minha profissão... as aulas "caminham" lentamente e, às vezes, se tem uma pequena vontade de desistir... pois o aperfeiçoamento dessa arte requer muita paciência porque a letra segura depende muito do estado de espírito de quem está escrevendo. Um dia as mãos estão trêmulas, no outro a correria faz com que se escreva mais depressa e isso pode prejudicar imensamente um trabalho. Então, para se caligrafar é preciso sentir a alma quieta, o corpo tranquilo e, o principal, ser uma pessoa apaixonada pela escrita. Eu, para variar, amo meu trabalho com as letras, com as iluminuras e os convites subscritos com delicadeza e perfeição. Amo cada trabalho que eu faço, sinto um encanto enorme pelo meu material (penas, tintas... tudo o que recebi como "herança" do meu querido professor Roberto). Meus alunos de Caligrafia Clássica, além de um certificado no final do curso, levam com eles essa paixão pelos alfabetos de letras lindas (Cursiva Inglesa, Ronde Francesa, Góticas...), porque em cada dia de aula eu procuro ensinar esse amor pelo trabalho, pelo aprendizado. E eles aprendem esse amor, com toda a certeza! O resultado disso, é que esses alunos se tornam profissionais que respeitam seus clientes, que amam seus trabalhos e que valorizam essa arte tão antiga, tão extinta e tão maravilhosa. Enfim, esse post é para mostrar aos meus queridos amigos de blog mais uma face dos meus trabalhos. Espero que gostem e comentem, ok?

domingo, 17 de abril de 2011

Mercado Persa - Encanto e Magia na Dança do ventre!

Apresentações, competições e shows de dança do ventre Derbaks originais vendidos nas tendas Grupo de Dabke (folclórico masculino)
Lulu Sabongi, maravilhosa !!!
Eu e meu amigo Tony Mouzayek

Mais uma vez, junto de minhas amigas queridas, estive no evento árabe mais esperado no ano por todas as pessoas apaixonadas pela dança e cultura oriental árabe. O Mercado Persa consegue reunir milhares de pessoas anualmente, e a cada ano ele oferece mais qualidade e encanto nas apresentações, shows e competições de bailarinos do Brasil e de outros países.Foi um dia maravilhoso, onde reencontrei amigas, amigos, artistas perfeitos em suas técnicas de dança, movimento e música. Além de assistir às competições de duplas e grupos, pude ver e aprender muito com o show da bailarina Lulu Sabongi (SP) - ela está cada vez mais linda! Também curti muito o Mercado Persa e suas tendas de produtos originais, roupas para dança, comidinhas típicas e tendas onde podíamos dançar por pura vontade e alegria (como fazem os árabes em suas festas). Tony Mouzayek, cantor sírio que vive em SP, sempre nos recebe com muito carinho, pois é uma amigo querido e nos embala sempre com suas músicas maravilhosas! (quem quiser comprovar, basta assistir à reprise da novela "O Clone" e ouvir a trilha sonora das festas do "Tio Ali", onde as bailarinas e odaliscas dançam ao som desse amigo tão querido! Fotografei um pouco de cada cantinho do MP, e agora basta curtir as fotos e esperar pelo encontro do ano que vem. Foi um sábado muito bom! E para celebrar, aí vai meu gritinho de felicidade, como mandam os "costumes" desse povo que eu aprendi a amar tanto! Lilililililiiiiiiiiiii!!!! \o/