sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Que tal olhar para cima no próximo giro pela cidade?







Tenho verdadeira paixão por tesouros que ficam a céu aberto pelas ruas da minha cidade! Caminho sem muita pressa, observo, procuro... ECCO! Lá está mais uma imagem linda e digna de ser registrada pela minha já cansada câmera fotográfica! São milhões de fachadas escondidas pelas placas da modernidade, das lojas que escondem o que há de mais rico em suas sacadas, colunas, paredes... se vasculharmos com os olhos carinhosos pelos prédios antigos, encontraremos figuras centenárias ali, quietinhas, testemunhas de muitas situações vividas através de todos esses anos... uma dama que passeou pela calçada, um casal que caminhou de mãos dadas no século passado, um ladrão que fugiu e se ocultou pela noite... Essas obras esculpidas nas fachadas estão alí e ninguém as percebe... caladinhas... olhando o novo século louco de gente apressada...
Eu vasculho as paredes e me deleito nas carrancas e gárgulas silenciosas. Olho com ternura para os monumentos, passo as mãos pelas portas pesadas e entalhadas pelo tempo. Carinho pela cidade. Carinho pelos tesouros desprezados pela correria do cotidiano. Então, na intenção de perpetuar os meus achados valiosos (que ninguém liga!), eu clico mais uma vez, mais uma imagem do tempo. Cidade bonita. Cidade sozinha... Eu e a cidade guardando tesouros dentro do silêncio, dentro do lamento das fachadas esquecidas. Que pena... Se as pessoas não perceberem a riqueza disso agora, talvez não tenham mais a oportunidade de ver como tudo isso é lindo. Porque, rapidamente, estamos ficando sem as fachadas, sem os prédios antigos, sem as carinhas de pedra que olham por nossa cidade... Que pena...


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

La Befana!!!!


Na Itália, na noite de cinco para seis de janeiro, "La Befana" passa pelas casas, voando em sua vassourinha e carregando um saco de guloseimas, além de sempre ter no fundo dele bastante cinza e carvão. As crianças que foram obedientes e educadas, recebem da Befana muitos docinhos. Porém, as que não obedeceram e se comportaram mal, recebem apenas um pedaço de carvão!

La Befana se apresenta usando um vestido com remendos e calçando sapatinhos rotos. Muito esperada per i bambini, ela recebe as cartinhas deles, onde contam seus comportamentos que realizaram durante todo o ano.

Também chamada de "strega" ou "vecchia", ela trás os costumes de uma história que vem de uma tradição pré cristã.

La Befana vien di notte

Con le scarpe tutte rotte

Col vestito alla "Romana"

Viva! Viva la Befana!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Desejo a LUZ da PAZ para todos!


Quando uma bailarina do Ventre dança com as taças e velas acesas, ela está realizando um ritual muito antigo da cultura árabe. A chama das velas "passeia" pelo salão onde a dança é executada e, assim, o fogo ilumina a alma das pessoas que assistem e as abençoa, com SORTE, REALIZALÇOES e LUZ para a vida. Essa dança é apresentada em festas de noivados, casamentos e, principalmente, nascimentos. Uma bailarina entra na casa do rescém nascido usando um candelabro com doze velas (preso em sua cabeça, como uma coroa de fogo). Atrás dela seguem outras bailarinas, com suas tacinhas acesas , logo atrás vem a família e o bebê que acaba de entrar para o mundo. A luz das velas ilumina a vida do bebê, da família e dos convidados.

Como o ano de 2011 acaba de nascer, procurei mentalizar a LUZ para ele e todo o planeta. Desejo profundamente que a luz ilumine nossos governantes, o povo, nosso trabalho, nossos amores, nossas famílias. E, por isso, dediquei essa minha dança para contribuir com a corrente de amor que merecemos. Espero que a chama das velas das minhas taças possa abrir todos os caminhos para vc que lê o meu blog.
LUZ para todos!