sábado, 20 de agosto de 2011

E, nella Via Faenza (Firenze)...





Uma das minhas melhores descobertas, quando estive em Firenze (julho de 2011), foi a Trattoria Nerone! Eu e minha querida amiga Rosana, passeando sem pressa pela Via Faenza (pertinho do nosso hotel), encontramos uma portinha simples e convidativa. Olhamos os preços (que na maioria dos restaurantes ficam ao lado de fora), e então decidimos entrar e conhecer o lugar. Daquela portinha para dentro, parecia que tínhamos atravessado um portal! Nossa! Que lugar mais lindoooo!
Eu me encantei com a decoração, em estilo antigo, cheio de obras de arte e peças de antiquário! As paredes são pintadas artisticamente e a iluminação, bem escurinho, dá um clima absolutamente toscano em tudo! Eu parecia uma doida! Entrei e fotografei cada detalhe! E, o mais interessante, é que os funcionários acham legal a gente fazer isso!
Além das belas paredes e obras de arte, eu amei as mesas, pois não tem uma única cadeira repetida! Algumas são bem simplesinhas, outras mais sofisticadas, outras mais antigas... tem até um trono! Sem contar sobre o belo sofá de "oncinha" e acabamento em ouro velho!
Após passar o  "deslumbramento" pelo estilo do lugar, lá vou eu escolher os pratos... Eu não sabia o que pedir! Tantas delícias toscanas!!!! É claro, que eu e Rosana optamos pelo bom e velho "penne all pesto"! E pra arrematar, uma bela salada "Caprese"! Huuuuuuuum! Quantas saudades daquele lugar... Eu sinto sensações boas quando me lembro de lá, daquela rua, daquela portinha e daquelas paredes ricas em enfeites, bibelôs e lustres de cristal! Estou com tanta vontade de voltar...
O Nerone, desde o dia que o encontramos por acaso naquela noite de verão, ficou como uma marca de nossa passagem por Firenze. Não tem como sentir saudades de tudo sem ter saudades daquelas mesinhas, daqueles pratos coloridos, do cheirinho do manjericão...
Todo o sabor daqueles pratos ganha um brilho delicioso se você regar tudo com uma taça de Chianti! O sabor da Toscana está exatamente nisso: manjericão, mozzarela di bufala, pomodori, azeite e Chianti! Esse é o cheiro que eu sinto quando penso no "meu" Nerone...
E assim, fica aqui a minha dica para quem for passear por Firenze, sem horário para voltar ao hotel, sem medo de ser feliz!
O endereço? Via Faenza, 95/97r - Firenze (pertinho do Termini Santa Maria Novela, a caminho do Duomo) - Casa fondata nel 1943!