domingo, 28 de março de 2010

Aprendizado
















É muito gratificante quando propomos a nós mesmos a aprender sem prazo para concluir as aulas, ou as metas... Eu, desde que retornei da Itália, venho pensando em todas as obras maravilhosas que conheci naquelas cidades, naqueles museus. Quando nos apaixonamos pela arte, temos a necessidade impressionante de representá-la, mesmo que humildemente, através de traços, pinceladas, aulas intermináveis para cumprir os detalhes, as lembranças, as lições passadas pelo professor que, com muita calma e carinho, nos ensina a fiel observação, a representação sublime do rastro deixado pelo carvão, pelo esfuminho, pelas trocas de informações entre os colegas de classe. Eis algumas fotos das aulas que eu frequento com tanto amor, desenhando, apagando, refazendo, descobrindo. Nem sei há quantas aulas venho trabalhando neste desenho... "Il David" me parece paciente diante do meu aprendizado, aguardando a benção de Michelangelo para que eu conclua, realizada, esses primeiros passos de um curso sem fim, sem pressa, mas com muita satisfação e alegria!






5 comentários:

  1. Parabens pelo desenho, realmente estudar com prazer...é outra coisa!!!!
    Fiz desenho artisitico e historia da arte no Brasil, entao imagina como adoro estar aqui na Italia!!!!
    Tanti saluti!!!

    Gioconda!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha ou seria meraviglia? Tá certo? Minha querida amiguinha vc é mara!!!
    bjo.

    ResponderExcluir
  3. oi, bom dia, e obrigada por ter vindo me ver. Que bom que ficou boa!!!!! a saude é a coisa mais importante nesta vida! gostei de vir aqui...e felicidades pela tua sobrinha neta,Linda! ser avo , vai ver que maravilha! eu tenho tres netos e sou paixonada por eles, desde que nasceram, agora ja sao adultos, mas continuamos amando-nos!!
    e continue pintando...
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Vou mandar uma foto minha. Quem sabe você me faz bonito como o David? :)

    ResponderExcluir
  5. Li, ficou lindo seu desenho. Estou morrendo de saudades!
    bjs.

    ResponderExcluir