segunda-feira, 17 de maio de 2010

Panforte da Toscana


Quando conheci Siena, na Toscana, vi numa vitrine de uma confeitaria, doces maravilhosamente diferentes! Eu e minha sorella Ineza parecíamos crianças felizes mostrando, apontando a vitrine com o dedo e dizendo: "Olha esse doce!", "Olha que delícia!". Mas, com a correria, que é característica das excursões, acabamos deixando os sabores de Siena, Firenze, Verona e tantas outras cidades para trás... Sempre que olho o álbum da minha viagem à Itália, paro exatamente na página que tem a foto do "Panforte", doce tipicamente toscano que faz parte das tradições e das festas de Natal. Não o experimentei, mas posso imaginar o sabor que existe dentro daquelas fatias!!! Consegui essa receita do Panforte, mas não vou me atrever a prepará-lo, sem antes devorar um bom pedaço na minha mágica Toscana! A foto desta postagem foi tirada por mim, numa rua em Siena, onde tudo era lindo e o tempo parecia ter parado para apreciarmos essa delícia. Aliás, o tempo só não parou para nossa guia, que nos chamava o tempo todo para irmos até uma próxima atração... Baci per tutti!!!

Panforte de Siena

50gr de açúcar

50gr de farinha de trigo

50gr de amêndoas sem pele, em pedaços

50gr de uvas passas claras

50gr de uvas passas escuras

3 figos secos em pedaços

1 colher (sopa) de cacau em pó

1 cálice de conhaque

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (café) de noz moscada ralada

1 casca de tangerina ralada

2 ovos

1 folha de hóstia

Modo de Preparo: Bata bem os ovos com o açúcar e vá acrescentando a farinha, as frutas secas, o conhaque (no qual foi dissolvido o fermento) e os demais ingredientes. Reserve a folha de hóstia.

Montagem: Depois de ter misturado tudo, unte uma forma de aprox. 20cm de diâmetro com manteiga ou margarina. Sobre esta base, coloque a folha de hóstia centralizando-a. Despeje a massa batida acertando a superfície e as beiradas. Leve ao forno pré aquecido a 190 graus por, mais ou menos, 35 minutos. Depois de assado o Panforte fica com uma cor marrom escuro. Retire-o da forma virando-a num prato raso e vire-o novamente em outro prato, para que a hóstia fique para baixo. Polvilhe a face superior com uma nuvem de açúcar de confeiteiro.















2 comentários:

  1. Oi minha linda....também quero comeeeer!!
    Eu nunca me esqueceria de vc...claro que vc esta incluida nessa...até mandei 1 email, no
    seu hotmail que voltou!!!!!
    Manda 1 mensagem pra mim lá no meu que te explico direitinho!!!!
    To esperando, heim!
    Super beijo
    Te amo!

    ResponderExcluir