domingo, 23 de janeiro de 2011

Amigos de pedra e bronze
















Mais um passeio pela cidade com a câmera nas mãos e tudo recomeça! A curiosidade aflora, os olhos começam a percorrer os cantos, as esquinas, os prédios velhos e lindos. Além de um carinho imenso por minha cidade, saio pelas ruas em busca de imagens, de elementos que contem uma história. Essas figuras espalhadas pelas praças, contam "causos" guardados por muitos anos, séculos até... Numa tarde de pouco sol, saí novamente em busca de figuras, carinhas de pedra, suspensas nos prédios e esquecidas pelo tempo. Encontrei, na praça Carlos Gomes, árvores centenárias, jardins, um coreto lindo e singelo! Alguns monumentos depredados e saqueados estavam ali, em silêncio, esperando por alguém para dividir a experiência, contar sobre o desespero de ser roubado, pixado... e eu parei e fiquei olhando, fotografando o desabafo das figuras de pedra e bronze. Mas, apesar dessa sensação de tristeza pelos amigos meio abandonados na cidade, eu acabei me envolvendo com a beleza deles, com a história, suas datas... e fotografei cada lado, cada face e ponto de vista. Cidade linda... monumentos e praças envolvidos pela minha câmera... peças de bronze, escadas de mármore, árvores lindíssimas! Mais um passeio pelas ruas. Mais imagens para nunca esquecer.










6 comentários:

  1. C'è molta tristezza nelle tue parole e nei tuoi post , le fotografie che fai sono molto belle e riflessive , in italia la tua mano e la tua macchina fotografica si stancherebbe perchè abbiamo tante di quelle opere d'Arte che fotografarle tutte ci vorrebbero 100.000 fotografi.
    Comunque mi piace il fatto che fotografi in bianco e nero , perche questo da piu risalto alle opere che fotografi.

    un caro saluto

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos! Mas como Antonio disse expressa um pouco de tristeza! beijos

    ResponderExcluir
  3. Pois é, amigos queridos... quando fotografei essas figuras pela cidade, também senti que, apesar de muita beleza, elas expressam uma tristeza profunda... Talvez pelo fato de estarem abandonadas, depredadas. Por mais que se tente mostrar o belo, lá está o que é triste nelas. Mas, mesmo assim, a beleza está na história desses monumentos, no passado e na essência. São lindos por sua existência, por suas almas de pedra e bronze. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. que fotos belissimas, parabens pelo blog. Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  5. Fotos lindas! Amei. Estátuas em geral despertam uma certa tristeza mesmo...
    belo trabalho.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Lili,

    Suas fotos são sempre lindas. Parabéns! Obrigada pela visita em nosso blog e desculpe a minha ausência, tenho corrido realmente muito para resolver as pendências de trabalho, casa e viagem, mas já está valendo a pena.

    Nos falamos em breve.

    bacioooo

    ResponderExcluir