quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fotos da Escola Carlos Gomes

Fachada da Escola Carlos GomesAfresco da entrada
(muito escurecido pelos efeitos da poluição)

De dentro para fora


Ao lado da escadaria da entrada
(a "pequena porta")



A porta entreaberta não nos permitiu avançar
(e o curioso disso tudo: não dá vontade de sair!)






Eu e meu amigo Murilo, saímos hoje pela cidade e acabamos parando em frente a Escola Carlos Gomes (aqui, bem em frente à minha janela!). Sempre preparados, com as câmeras fotográficas em punho, começamos a observar e clicar todos os angulos do prédio. As paredes fortes, resistindo ao tempo, à modernidade e ao vandalismo, posavam severas para as fotografias. Todos os detalhes começaram a ser capturados. Colunas, escadaria de mármore Carrara, afrescos escurecidos pela amargura da poluição, janelas sem vidros... mas a paixão estava ainda ali. Eu e Murilo não falávamos nada. Apenas clicávamos, resgatávamos momentos daquela escola. Começamos pelas paredes externas. Depois, subimos a escadaria e chegamos até a entrada, onde fomos recebidos pelos afrescos, portas centenárias e pessoas que estavam ali, cansadas da espera na fila por uma vaga para seus filhos. Eu estava pensando que não poderíamos nem ao menos ter entrado sem autorização, porém, fomos subindo as escadas, como quem não quer nada, e fomos capturando o passado daquele lugar magnífico!
Um senhor estava sentado na entrada, recepcionando as pessoas para a fila, mas, para ele, acho que nem tínhamos muita importância... não nos barrou, nada perguntou, e por isso continuamos nossa aventura pelos corredores da escola. Encontramos uma portinha que parecia a porta da casa dos anões da Branca de Neve! Estava aberta, e por isso, concluímos que poderíamos entrar mais um pouquinho. Vazio. Ninguém.
Os corredores da parte de baixo estavam desertos. Apenas umas portas entreabertas, espiando nossa curiosidade.
Já de volta para a frente da escola, ficamos sentados na escada. Afrescos. Mármore. Passado. Saímos em silêncio, com as câmeras e os corações alegres, recheados de história e de imagens lindas em preto e branco. Espero que gostem!
















2 comentários:

  1. Oi Lili, gosto muito de ver lugares assim, mas me trazem uma mistura de sentimentos: tristeza, imaginação do passado, sensação de vazio, medo,etc. É muito louco isso! Aqui em Milão, quando saio para andat de bicicleta passo sempre próximo à uma antiga escola abandonada (vidros quebrados, mato alto) e fico imaginando como teria sido no passado. Na verdade passo uns minutos lá e para mim é tudo em preto e branco como em suas fotos, aliás acho que o preto e branco representa muito bem o que vc quer dizer!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Ciao Lili.... guardo con piacere le tue foto in giro per la citta perche anche io un tempo avevo l'abitudine di esplorare e imprimere attraverso la pellicola ( adesso tutto è digitale ) le immagini che piu mi piacevano.
    Le colonne in marmo di Carrara sono molto imponenti e belle segno indelebile di un tempo passato . un saluto

    ResponderExcluir