quinta-feira, 21 de março de 2013

Caligrafia Gótica em Recife!

Aninha Duarte, treinando as Góticas Maiúsculas

Haroldo, super concentrado!

Pessoas apaixonantes! (Renatinha, Joel e Débora)

Renata e sua mágica mão esquerda!
 
Dom Jerônimo, feliz da vida com suas letrinhas medievais!!!!
De vez em quando, eu preciso ficar afastada do meu blog, pois o trabalho me chama e eu acabo dando um tempo... Mas, é claro, sempre que retorno tenho novas histórias, novas experiência para dividir com vocês!
No dia 2 de Março, viajei para Recife, levando minha Caligrafia para pessoas queridas, que hoje, já moram em meu coração!
Foram dias de calor, chuva fina e muitas novas amizades! Foi gratificante ensinar técnicas de escrita para pessoas que valorizam essa profissão tão antiga, tão maravilhosa e tão rara nos dias de hoje.
Estou orgulhosa por saber que nos dias de hoje, em meio a tantas modernidades, a Caligrafia ainda persiste e faz sucesso! Em Recife, conheci pessoas que amam essa arte, que pretendem fazer dessas letras lindas um meio de trabalho, de vida!
As aulas do workshop aconteceram no apartamento da minha querida amiga Aninha Duarte - uma pessoa incrível, que valoriza essas relíqueas! - onde fiquei hospedada, recebendo muito carinho, me sentindo "em casa", comendo quitutes deliciosos feitos pela "mainha", além de ter me apaixonado pelo delicioso "Bolo de Rolo", tipicamente pernambucano!!!!!!
Bom, comentários à parte, quero dizer que essa experiência foi gratificante, porque levar a Caligrafia e ver resultados tão positivos em apenas cinco dias, é uma maravilhosa BENÇÃO!
Entre os seis alunos que participaram do curso, tive uma grande surpresa, pois a aluna "Renata", arrasou nas letras Góticas e Filigranas, fazendo tudo com a mão "esquerda", o que é bastante incomum, sendo que as penas caligráficas foram desenvolvidas para os "destros" (coisas da Idade Média...). Renatinha fez letras lindíssimas e eu me sinto orgulhosa dela por isso!
Entre tantas novidades, tive o prazer de ensinar a escrita para uma pessoa muito especial, que é meu querido amigo "Dom Jerônimo", um monge, da Ordem de São Benedito, que vive em Olinda, no Mosteiro de São Bento. Como sabem, os monges da antiguidade faziam as escrituras religiosas, confinados em salas chamadas de "scriptorium", nas abadias medievais. Eu sempre admirei esse pedaço da história da escrita, e por isso, sempre respeitei os monges, pois eles trouxeram a Caligrafia para os dias de hoje, através da história registrada por eles, em pergaminhos, Iluminuras e escrituras sagradas.
Aos poucos, irei contando aqui sobre esses dias de escrita em Recife, postando fotos das aulas, dos trabalhos, das paisagens por onde andei e me encantei. O Brasil é maravilhoso! Tem um povo lindo e cheio de hospitalidade! Espero que acompanhem aqui pelo blog e curtam esse meu trabalho que me trouxe muita alegria e novos amigos!

Um comentário:

  1. Conhecer a Lili e seu trabalho foi uma grande dádiva para mim, uma pessoa iluminada que consegue passar essa luz em sua arte, admiro muito seu trabalho :).

    ResponderExcluir