terça-feira, 18 de maio de 2010

"Passione per Firenze", a Síndrome de Stendhal


"Eu cheguei ao ponto da emoção em que se encontram as sensações celestes, conferidas pelas Belas Artes e pelos sentimentos apaixonados... A vida tinha se esgotado em mim, eu caminhava com temor de cair..." (Stendhal, sobre o que sentiu ao visitar Firenze)


Quando eu visitei a Galleria dell'Accademia, para ver "Il David" de perto, senti as mãos formigarem, o peito apertado, a boca seca e uma grande e enorme vontade de expressar todo aquele sentimento de realização e expectativa. Quando entrei no salão onde reina il mio David, eu o estava imaginando bem menor do que é na realidade (ele mede mais de quatro metros!). Talvez eu esperasse algo como a réplica que fica do lado de fora da Galleria (ver a foto acima)... Minha primeira reação foi colocar a mão no peito e puxar o ar (com muita força!) para poder respirar. Depois, olhei para minha sorella Ineza sem nada comentar, apenas mostrando com uma das mão a minha mágica e real visão. Ao me aproximar da escultura, comecei a pensar em Michelangelo, trabalhando, esculpindo, retirando David do bloco de mármore e nos presenteando com aquela maravilha! O ar estava apertado no peito, as lágrimas quentes descendo pelo meu rosto enquanto eu andava, circulando em volta da proteção de vidro que o guarda. Só melhorei depois de me sentar um pouco, numa pequena cadeira no canto do salão, de onde a vista era perfeita. Na verdade, acho que muitas pessoas que amam a arte se sentam ali, para se refazerem dos sintomas de pura paixão. Há alguns dias atrás, lendo numa revista sobre as maravilhas Florentinas, descobri que Stendhal (1783-1842, Paris), um escritor francês, passou mal quando, visitando Firenze, entrou na Igreja de Santa Croce, onde se encontram os restos mortais de Michelangelo e Galileu. Havia tanta beleza nas obras de arte dentro da igreja, que Stendhal sentiu tonturas, falta de ar e quase desmaiou. Hoje, quem apresenta esses sintomas após uma overdose de arte em Firenze, é diagnosticado com a "Síndrome de Stendhal". Assim, lendo, blogando e aprendendo, concluí que essa paixão pela arte, pelos artistas e por Firenze é "veramente" simples. Isso já existe há muitos séculos, e eu me sinto feliz por fazer parte dessa estatística onde se mede o amor de alguém pela arte, pelas obras e pela beleza de uma cidade.

5 comentários:

  1. Acho que eu sentiria a mesma coisa...com certeza!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Lílisken! Ainda bem que experiências como esta existem, pois a vida sem isso seria bem mais difícil. Maravilhar-se pela natureza, pela beleza natural, pela bondade humana, pelo amor dos amigos, pela arte, pelos gatos, pelo sabor das coisas gostosas...sempre!

    ResponderExcluir
  3. Menina, ainda nao fui ver o David!!!!
    Imagina!!!!!

    Saluti di roma!!!
    Gioconda!

    ResponderExcluir
  4. sim minha querida, Firenze é uma maravilha de cidade e cheia de maravilhas!!!
    obrigada pelos teus comentarios, e muitos beijos, e finalmente conseguir vir te ver!!! eu nao sou mito boa com esta maquina, por isto nao vim antes, desculpa!!!mas teu blog é lindo e cheiode arte e cultura!!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Lili,

    Que bacana que vc acompanha o blog. Procuramos compartilhar o que aprendemos por aqui, as diferenças culturais e de comportamento, as histórias, entre outros. A cada dia descobrimos algo sobre a Itália e sobre nós mesmos. É incrível como temos a impressao de que o mundo gira mais rápido por aqui e que aprendemos um milhao de coisas ao mesmo tempo.

    Tb gostei muito do seu blog e percebi que vc é apaixonada pela Italia. Onde vc mora? O que vc faz?
    Estou te adicionando no meu blog.

    baci

    ResponderExcluir